top of page

A Origem da Palavra Democracia

               

Por Luciane Costa

 

A palavra Democracia tem origem na Grécia Antiga (Demo-povo, Kracia-governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (principal cidade da Grécia antiga). Mas  esta era bem limitada, pois mulheres, crianças, escravos e estrangeiros não poiam participar das decisões políticas da cidade, direito reservado somente aos homens grandes proprietários. De terras.

 

Hoje, a democracia praticada na maioria dos países  é mais participativa, é uma forma de governo do povo para o povo. Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta.

 

Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.

 

Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.

 

No Brasil, adota-se a democracia representativa, com obrigatoriedade do voto, diferente de outras nações, como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo. Em nosso país, o voto é obrigatório para cidadãos de 18 a 65 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 65 anos.

 

O povo elege seus representantes do executivo (Prefeitos, Governadores e Presidente) e legislativo (Vereadores, Deputados e Senadores) através do voto direto e secreto, sendo que para os cargos do executivo, há a ocorrência de eleição em segundo turno, caso nenhum dos candidatos  alcance  mais de 50% dos votos válidos.

 

bottom of page